Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Falta de pessoal no INE dita cancelamento de estatísticas

Orçamento foi reduzido em vários milhões de euros e os quadros contam com menos uma centena de trabalhadores em relação a 2006.

Falta de pessoal no INE dita cancelamento de estatísticas
Notícias ao Minuto

09:18 - 06/12/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Cortes

Escassez de recursos humanos”. Foi este o motivo apontado para o cancelamento, por parte do Instituto Nacional de Estatística, da divulgação dos resultados do inquérito relativo à utilização de tecnologias na hotelaria.

Mas a decisão anunciada na semana passada não foi tomada de forma isolada e é resultado de uma política de cortes nas admissões no setor público encetada nos últimos anos.

Só em 2014, nota o Diário de Notícias, o INE perdeu 35 trabalhadores. Se em 2006 empregava 754 trabalhadores efetivos, os quadros não tem hoje mais de 639. O orçamento de 35 milhões de euros desceu para os atuais 30,4 milhões.

E ainda que o organismo estatal esteja a expandir a produção estatística, em coordenação com o Eurostat, não há concursos para admitir mais pessoal, sobretudo qualificado.

Assim, alertou fonte oficial em declarações ao Jornal de Notícias, “a insuficiência de técnicos superiores que o INE enfrenta pode refletir-se negativamente, a qualquer momento, na produção e difusão das estatísticas oficiais”.

Em todo o caso, é de referir que o défice público do ano passado não se agravou e as despesas foram compensadas por receitas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório