Novo Banco tem plano para o cenário mais pessimista

Administração de Stock da Cunha preparou estratégia de combate a dificuldades financeiras.

Manifestação de lesados terminou em Pombal às 15 horas

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
01/12/2015 10:45 ‧ 01/12/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Reestruturação

O Banco Central Europeu identificou necessidades de capital no Novo Banco de 1,4 mil milhões de euros, mas a liderança de Stock da Cunha está preparada para um cenário ainda pior.

De acordo com o Jornal de Negócios, o plano desenhado pelo banco de transição contempla medidas com um valor de ajustamento superior ao exigido pelo BCE, fazendo um investimento a curto prazo nas indemnizações para cortar os custos fixos nos próximos anos.

A administração do Novo Banco quer assegurar que existe margem de manobra suficiente para compensar os prejuízos registados nos próximos meses, que decorrerão dos gastos iniciais com o plano de reestruturação. Caso não estivessem preparadas medidas superiores ao capital em falta identificado pelos testes de esforço europeus, o banco de transição do antigo BES arriscava desequilibrar o balanço financeiro com perdas na gestão corrente.

Mesmo com a estratégia traçada, o Novo Banco ainda tem de tapar o ‘buraco’ identificado pelo BCE e para isso, a entrada de dinheiro nos cofres é essencial. A GNB Vida é o ativo não-essencial mais apetecível para os investidores, mas os 400 milhões de euros da provável venda não serão suficientes para compensar todas as necessidades de capital.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas