Meteorologia

  • 13 JUNHO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 29º

Edição

Novo Banco tem plano para o cenário mais pessimista

Administração de Stock da Cunha preparou estratégia de combate a dificuldades financeiras.

Novo Banco tem plano para o cenário mais pessimista

O Banco Central Europeu identificou necessidades de capital no Novo Banco de 1,4 mil milhões de euros, mas a liderança de Stock da Cunha está preparada para um cenário ainda pior.

De acordo com o Jornal de Negócios, o plano desenhado pelo banco de transição contempla medidas com um valor de ajustamento superior ao exigido pelo BCE, fazendo um investimento a curto prazo nas indemnizações para cortar os custos fixos nos próximos anos.

A administração do Novo Banco quer assegurar que existe margem de manobra suficiente para compensar os prejuízos registados nos próximos meses, que decorrerão dos gastos iniciais com o plano de reestruturação. Caso não estivessem preparadas medidas superiores ao capital em falta identificado pelos testes de esforço europeus, o banco de transição do antigo BES arriscava desequilibrar o balanço financeiro com perdas na gestão corrente.

Mesmo com a estratégia traçada, o Novo Banco ainda tem de tapar o ‘buraco’ identificado pelo BCE e para isso, a entrada de dinheiro nos cofres é essencial. A GNB Vida é o ativo não-essencial mais apetecível para os investidores, mas os 400 milhões de euros da provável venda não serão suficientes para compensar todas as necessidades de capital.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório