Meteorologia

  • 17 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Edição

"Venda do Novo Banco não vai ser brilhante e alguém vai pagar a fatura"

Luís Marques Mendes comentou este domingo, no Jornal da Noite da SIC, os cinco desafios que o Governo de António Costa vai enfrentar nos próximos tempos.

"Venda do Novo Banco não vai ser brilhante e alguém vai pagar a fatura"

Para o ex-presidente do PSD, há cinco desafios que poderão dificultar a vida do atual primeiro-ministro, António Costa. No comentario no Jornal da Noite na SIC, Marques Mendes começou por enumerá-los.

"O Orçamento do Estado para 2016 vai ser basicamente o conjunto de promessas que estão nos acordos feitos entre os três partidos. Não temos orçamento antes de março. Uma coisa é aprovar dentro do Governo, mas não vai ter dificuldades em passá-lo", elucidou.

De seguida, considerou a questão dos transportes urbanos, "que o governo anterior entregou a privados, e agora vai tentar anular essas concessões". "Acho que isto vai ser feito sem lei. Isto porque os contratos ainda não estão aprovados pelo Tribunal Constitucional, portanto estou mesmo a ver os ministros a dar ordens para anular os contratos. Acho que isto vai ser feito já para a semana", considerou.

"A venda do Novo Banco é o primeiro grande caso de colisão entre Mário Centeno e o Banco de Portugal (BdP). O negócio nunca vai ser brilhante e alguém vai pagar a fatura política".

Por fim, o social-democrata acredita que o Programa de Estabilidade e Crescimento a apresentar a Bruxelas vá ser uma dificuldade. "Para agradar a Bruxelas terá problemas com o PCP e Bloco de Esquerda. E o Orçamento para 2017... Aí pago para ver como ele vai ser feito e como vai ser aprovado. Acho que este vai ser o ponto crítico destas alianças", explicou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório