Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bundesbank defende mais reformas para conseguir crescimento

O presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, disse hoje que não se consegue "um crescimento maior com mudanças cosméticas e arranjos rápidos", numa alusão às medidas de expansão monetária e recomendou mais reformas.

Bundesbank defende mais reformas para conseguir crescimento
Notícias ao Minuto

13:28 - 20/11/15 por Lusa

Economia Jens Weidmann

Num congresso da banca europeia em Frankfurt, Weidmann reconheceu que a taxa de inflação da zona euro, que está em -0,1%, se situa muito longe do objetivo de uma taxa em torno de 2%.

"As reformas estruturais que são necessárias agora são as que desencadeiam inovação e impulsionam a produtividade", defendeu o presidente do Bundesbank, que é membro do Eurosistema.

"Só chegaremos aí (crescimento) se derrubarmos as barreiras que existem nos mercados de produto, serviços, digital e de trabalho e incluirmos aqueles que se sentam à margem", defendeu Weidmann.

"E inclusivamente então pode acontecer que não alcancemos a velocidade dos anos anteriores à crise, que estiveram a ser conduzidos por crescimento insustentável baseado no endividamento", referiu.

Weidmann advertiu para a criação de demasiadas expectativas de que a integração dos refugiados no mercado laboral alemão solucionará o problema do envelhecimento da população na Alemanha.

"A imigração de refugiados pode proporcionar oportunidades para o crescimento na Alemanha a médio prazo", mas será necessário uma ação política decisiva que assegure a integração no mercado laboral, adiantou Weidmann.

"Isto significa cursos de línguas, melhoria da educação escolar e o treino vocacional", defendeu.

"Mas deveríamos ser realistas e não criar expectativas inapropriadas. A experiência sugere que integrar refugiados no mercado laboral levará tempo. No final, a imigração pode aliviar o nosso desafio demográfico mas não o pode solucionar completamente", disse ainda o presidente do Bundesbank.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório