Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mazda e Ford põem fim a aliança de capital ao fim de 36 anos

O fabricante automóvel japonês Mazda e o norte-americano Ford decidiram pôr fim à aliança de capital de 36 anos, apesar de continuarem a colaborar na produção de alguns modelos, informam hoje os 'media' japoneses.

Mazda e Ford põem fim a aliança de capital ao fim de 36 anos
Notícias ao Minuto

09:19 - 15/11/15 por Lusa

Auto Marcas

Entre abril e setembro, a Ford desfez-se das escassas participações que lhe restavam da companhia japonesa, o que colocou termo ao processo gradual de desvinculação de capital iniciado após a crise financeira de 2008, indicaram fontes da Mazda Motor à agência Kyodo.

Em particular, a empresa com sede de Dearborn (Estados Unidos) vendeu os 2,1% das ações da Mazda após ter adquirido 25% das participações em 1979 e chegar a deter 34% em meados da década de 1990.

Apesar disso, as duas empresas preveem continuar a cooperar na produção de camionetas na sua fábrica conjunta na Tailândia, assim como em outras unidades que têm em Taiwan e na África do Sul, de acordo com as mesmas fontes.

"Manteremos os nossos laços em áreas que nos dão benefícios conjuntos", declarou um alto funcionário da Mazda à agência Kyodo.

A operação tem lugar no quadro da estratégia de expansão que a Mazda aspira colocar em marcha em linha com a melhoria dos seus resultados, referiu, por seu lado, o jornal económico Nikkei.

A empresa, com sede em Hiroshima, no sudeste do Japão, prevê obter lucros operacionais recorde no atual exercício graças ao aumento das vendas e ao êxito de modelos como o utilitário desportivo CX-5.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório