Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Siga estas dicas e poupe nas despesas de condomínio

O jornal i propõe hoje uma série de dicas que lhe permitirão reduzir as despesas de condomínio e, pelo caminho, evitar potenciais conflitos.

Siga estas dicas e poupe nas despesas de condomínio
Notícias ao Minuto

12:34 - 09/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Despesa

Gerir um condomínio não é tarefa fácil. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu nos primeiros meses do ano mais de cinco mil queixas de condóminos.

Reduzir a fatura a pagar pode ser uma forma de facilitar a convivência. Nesse sentido, o jornal i sugere formas de poupar:

1 - Tente renegociar todos os contratos - elevador, luz, manutenção, limpeza, água, gás. Procure o melhor preço, facilidades de pagamento e períodos de manutenção gratuita.

2 - Saiba qual é a melhor conta à ordem para o seu condomínio. Analise caso a caso, faça simulações e pode poupar mais de 100 euros por ano.

3 - Envie convocatórias e documentação do condomínio por email para poupar em papel, fotocópias e despesas de correio.

4 - No caso de existirem condóminos com quotas em atraso, será melhor tentar chegar a um acordo que lhe permita uma maior flexibilização temporal para pagar ou o pagamento de um valor mais baixo durante um determinado período de tempo do que levar o caso a tribunal, onde gastará mais dinheiro e dificilmente encontrará uma solução.

5 - Para fazer obras ou manutenção, opte por um empreiteiro credenciado pelo Instituto da Construção e do Imobiliário. É preferível pagar um pouco mais por um trabalho bem feito do que por novas reparações após um trabalho mal amanhado.

6 - Investir num fundo de reserva para custear despesas de conservação do edifício, para o qual cada condómino pode contribuir com uma percentagem da sua quota.

7 - Escolha um seguro multirriscos adequado ao seu condomínio. A maioria destes seguros só abrange as partes comuns mas contratar um que englobe também as frações do prédio pode sair mais barato do que pagar um seguro individual.

8 - Contratar uma empresa de administração de condomínio pode ser uma boa solução, mas também um risco. Avalie bem o seu caso e as suas necessidades. Se optar por contratar uma destas empresas, mantenha-se a par da sua atividade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório