Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Portugueses têm o direito de recuperar rendimentos perdidos"

Quem o diz é Manuel Carvalho da Silva, ex-líder da CGTP.

"Portugueses têm o direito de recuperar rendimentos perdidos"
Notícias ao Minuto

09:30 - 08/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Carvalho da Silva

No artigo de opinião que assina este domingo no Jornal de Notícias, Manuel Carvalho da Silva é perentório ao defender que os “portugueses têm o direito à recuperação dos rendimentos que perderam nos últimos anos”.

E aponta duas razões que justificam esta necessidade. Primeiro porque, escreve, é uma questão de “justiça” e, segundo, porque é “indispensável para o desenvolvimento do país”.

Assim, Carvalho da Silva defende que a “austeridade deve ser substituída pelo rigor” e nesta senda frisa que os “apelos dos governantes à submissão do povo e à pacífica aceitação de injustiças e humilhações têm de dar lugar a um diálogo responsável com os cidadãos e a sociedade”.

Na opinião do ex-líder sindicalista “não é suficiente atualizar o Salário Mínimo Nacional, é preciso uma melhoria progressiva da maioria dos salários, pois 50% do total dos trabalhadores auferem até pouco mais de 600 euros por mês”.

As pensões não ficaram esquecidas no artigo de opinião. Carvalho da Silva escreve que a “reposição dos rendimentos tem de ser feita também através da atualização das pensões de reforma (…) de forma equilibrada mas regular”.

Nesta senda, o ex-sindicalista atira farpas na direção do antigo presidente do Banco Espírito Santo, escrevendo que “jamais poderão existir reformas douradas do tipo dos 90 mil euros mensais que Ricardo Salgado recebe do ‘Fundo de Pensões’ daquele que era o seu banco”.

A concluir, o professor universitário refere que há “muita ‘legalidade’ a favor dos muitos ricos que tem de ser posta em causa e novas leis que agora devem ser feitas para repor justiça e rendimentos ao comum dos cidadãos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório