Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Há multas preparadas para senhorios sem recibos eletrónicos

Alteração feita em abril passa a ser obrigatória este mês. Quem não regularizar situação nas próximas semanas terá de pagar ao Estado.

Há multas preparadas para senhorios sem recibos eletrónicos
Notícias ao Minuto

08:20 - 02/11/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Rendas

Novembro traz mais uma mudança de peso na lei das rendas em Portugal. Depois de ter sido aprovada em abril, a emissão obrigatória de recibos eletrónicos passou por um período de transição que adiou as coimas pelo incumprimento.

Agora, o diploma deixa de ser facultativo, abrindo a porta à cobrança de multas por parte da Autoridade Tributária. "A coima pode variar entre os 150 e os 3.750 euros", esclarece a Autoridade Tributária, referindo-se aos casos em que os senhorios não entreguem aos arrendatários uma declaração eletrónica referente aos pagamentos mensais.

De acordo com o Jornal de Negócios, para fugir às multas não basta passar recibos a partir de novembro: a punição será aplicada caso os donos das propriedades não emitam certificados eletrónicos das rendas referentes a todos os meses desde abril.

Os senhorios que não aproveitaram os últimos sete meses "encontram-se obrigados a emitir todos os recibos de renda eletrónicos em falta por referência a todas as rendas recebidas desde o início do ano, durante o mês de novembro de 2015". Segundo o Ministério das Finanças a obrigação existe "ainda que tenham sido emitidos recibos em papel por referência a esses meses".

A coima não será aplicada em apenas dois casos excecionais previstos na nova lei. Os senhorios com 65 anos ou mais a 31 de dezembro do ano anterior à cobrança e os que recebam menos de 838,44 euros de rendas por ano serão apenas obrigados a entregar uma declaração em papel nas Finanças a 31 de janeiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório