Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Seguros de saúde e vínculos são bandeiras das eleições no Fisco

Sindicato dos Trabalhadores do Impostos prepara escolha de novo líder já na próxima semana. Atual presidente tem concorrência de peso na luta para defender os trabalhadores no ativo.

Seguros de saúde e vínculos são bandeiras das eleições no Fisco
Notícias ao Minuto

08:31 - 29/10/15 por Notícias ao Minuto

Economia STI

É na segunda-feira que os trabalhadores dos impostos escolhem um novo líder sindical para os próximos quatro anos. De acordo com o Jornal de Negócios, cerca de nove mil funcionários vão ter oportunidade de votar em três listas, com soluções diferentes para os problemas que mais preocupam o setor.

O seguro de saúde oferecido aos associados é um dos maiores pontos de discussão: o atual presidente Paulo Ralha conseguiu uma renegociação que poupa cerca de 100 mil euros por ano, mantendo uma das apólices mais aliciantes do setor público. No entanto, os candidatos rivais propõem melhorias, como a escolha direta feita pelos sócios e uma auditoria externa para investigar a gestão do dinheiro pago pelos funcionários.

Recorde-se que o antigo presidente Hélder Ferreira está a ser investigado pelo Ministério Público devido a possíveis irregularidades ligadas ao seguro de saúde dos trabalhadores do Fisco.

A outra grande preocupação é o tipo de ligação laboral entre funcionários e Estado. As três listas têm como objetivo melhorar a situação dos associados, alterando os atuais contratos por vínculos de nomeação, obrigando também a que os novos ingressos apenas se façam com licenciaturas na área.

Paulo Ralha (Lista A), Rui Barbosa (Lista B) ou Carlos Rebelo (Lista C): na próxima segunda-feira, um deles será o novo líder do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório