Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Associação de Bancos destaca importância da "estabilidade"

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) destacou hoje a importância da "estabilidade" e da "confiança" para o sistema bancário, considerando que o novo Governo "tem uma base de continuação do anterior", com alguns novos nomes "fortes".

Associação de Bancos destaca importância da "estabilidade"
Notícias ao Minuto

12:43 - 28/10/15 por Lusa

Economia APB

"O setor bancário vive sem dúvida muito da confiança, da perceção dos investidores e da sua avaliação do risco, portanto para o sistema é muito importante que haja estabilidade e confiança. Estas são questões para nós da maior importância", afirmou Fernando Faria de Oliveira.

O presidente da APB falava à margem da conferência 'Setor Bancário Português: a Supervisão e a Regulação. Que regras para uma efetiva estabilização do sistema financeiro e a recuperação da sua credibilidade', que hoje assinala, no Porto, o 37.º aniversário da UGT.

Escusando-se a pronunciar-se sobre a solução governativa encontrada na sequência do resultado das eleições legislativas de 04 de outubro, Faria de Oliveira disse apenas que "tem uma base de continuação do Governo anterior", com "novos nomes, alguns fortes".

"Vamos esperar, é um problema político e eu não tenho que estar a comentar", disse, remetendo para as decisões que venham a ser tomadas na Assembleia da República.

À entrada para a conferência, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos destacou a importância de um "esforço conjunto da gestão dos trabalhadores e dos outros 'stakeholders' do sistema bancário para o defender e para contribuir para um sistema que possa de facto ser um suporte significativo da economia".

Faria de Oliveira apontou ainda a "necessidade de melhorar a rentabilidade do sistema bancário", destacando que "é muito importante para permitir uma melhoria da remuneração no setor", e defendeu que "ser bancário continua a ser uma atividade prestigiante num setor onde a evolução é constante", quer a nível tecnológico, quer pela "complexidade resultante das novas regras ditadas pela supervisão" e pela "alteração dos modelos de negócio dos bancos".

O administrador do Banco de Portugal Hélder Rosalino, que também participou na conferência, afirmou que "estão criadas condições para proteger o sistema financeiro" com as novas regras de supervisão.

"Os bancos têm hoje a consciência que o seu papel na estabilidade financeira é cada vez mais exigente", disse.

Para Hélder Rosalino, a supervisão é agora "em conjunto, em partilha de responsabilidades", com as equipas do Banco Central Europeu (BCE) a trabalharem com o Banco de Portugal.

"Há uma integração de responsabilidade", sustentou, concluindo estar confiante que "os depósitos e aplicações bancários estão seguros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório