Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Há cerca de 117 mil veículos fraudulentos a circular em Portugal"

Pires de Lima esclareceu o número de veículos fraudulentos em circulação em Portugal e alertou para a responsabilidade do grupo Volkswagen.

"Há cerca de 117 mil veículos fraudulentos a circular em Portugal"
Notícias ao Minuto

18:13 - 15/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Volkswagen

O ministro da Economia, Pires de Lima, abordou o tema do escândalo da Volkswagen e garantiu que estão identificados "cerca de 117 mil veículos com motores fraudulentos em Portugal". Do número apresentado, existem 102.140 veículos das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, e cerca de 15 mil carros da marca Seat, ainda por identificar o número exacto.

O responsável pela pasta da Economia garante que o grupo Volkswagen se responsabiliza na totalidade pela correção dos motores, e garantiu que até ao final de novembro haverá um "calendário mais preciso e detalhado ao nível de cada um dos motores e marcas".

Apesar de ainda não haver a programação total, "todos os veículos desconformes serão chamados à Volkswagen para fazerem as alterações de motores ou a correção dos softwares entre janeiro de 2016 e dezembro de 2016", frisou o ministro.

Pires de Lima argumentou que, para além dos custos técnicos assumidos pela marca, poderá ainda haver "custos fiscais e ambientais", sendo que o cliente nunca sairá prejudicado.

Quando ao investimento da Volkswagen na Autoeuropa, o responsável garante que não está prevista "nenhuma alteração", realçando que prossegue o acordo que "foi assinado em abril de 2014 com as autoridades portuguesas e o Estado português", onde está incluído o início de produção de "dois modelos de automóveis".

[Notícia atualizada às 18h26]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório