Meteorologia

  • 30 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 30º

Turismo hoteleiro abrandou crescimento em agosto

Número de dormidas cresceu mais uma vez, dando sinais da força do setor em Portugal. Impacto dos estrangeiros voltou a ser maior do que o dos residentes no território nacional.

Turismo hoteleiro abrandou crescimento em agosto
Notícias ao Minuto

11:49 - 15/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

Os hotéis portugueses viram o número de dormidas em agosto desacelerar o crescimento face a julho deste ano. De acordo com dados divulgados hoje pelo INE, a hotelaria nacional registou um total de 7,2 milhões de dormidas no oitavo mês do ano, um crescimento de 2,5% face a agosto do ano passado, mas um abrandamento em relação à subida de 6,7% verificada em julho.

O número de estrangeiros hospedados em Portugal cresceu 3,7%, contra uma subida de 0,6% nas estadias de residentes nacionais. Volta assim a notar-se o maior peso dos turistas vindos do exterior no turismo português, dando seguimento à tendência dos últimos meses. Os turistas italianos registaram o maior crescimento nos gastos em hotéis portugueses, tendo aumentado o número de dormidas em cerca de 20%.

Os proveitos totais e os proveitos de aposento ‘engordaram’ mais de 10%, registando também uma desaceleração face a julho. A única quebra na comparação com o ano passado verificou-se na média de estadia, que caiu 2,5% para as 3,19 noites por cada cliente.

A tendência do ano é cada vez mais positiva, espelhando o impacto do turismo na balança de bens e serviços do Estado português. Entre janeiro e agosto de 2015, apenas a estadia média caiu face ao mesmo período do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório