Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Associação de municípios elogia esforço para consolidar contas

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, destacou hoje o esforço dos municípios para a consolidação das contas públicas e acusou o Estado central de se afastar das populações.

Associação de municípios elogia esforço para consolidar contas
Notícias ao Minuto

14:59 - 13/10/15 por Lusa

Economia Câmaras

O autarca falava durante uma intervenção na conferência "A política, os políticos e a gestão dos dinheiros públicos", promovida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) e pela rádio TSF, que hoje decorreu na Universidade Católica, em Lisboa.

Manuel Machado destacou que a dívida pública soberana é da responsabilidade da Administração Central em 95%, da Administração Regional em 3% e, apenas 2% constitui responsabilidade da Administração Local.

"Enquanto os municípios têm feito este esforço financeiro exigente, a Administração Central afastou-se dos cidadãos, encerrando serviços, impondo uniões de freguesias (que só são uniões no papel), ensaiando, deste modo, quiçá, hipotéticas agregações de municípios", disse.

O presidente da ANMP considerou ainda que "uma redução do número de municípios seria mais um desastre político".

"Isso afastaria ainda mais as populações dos governantes, contribuiria ainda mais para a desertificação do país e para o agravamento das desigualdades sociais e das assimetrias regionais. A gestão autárquica tornar-se-ia ainda mais complexa e os cidadãos sairiam prejudicados, tal como o próprio Estado", referiu.

O dirigente da ANMP reafirmou a necessidade de se fazer a regionalização em Portugal.

"Este será certamente um caminho que teremos que percorrer num futuro próximo", considerou.

O autarca considerou "necessário repor a capacidade financeira dos municípios, perdida nos últimos anos, e garantir, simultaneamente, uma repartição dos recursos públicos do Estado de forma equilibrada e justa entre a Administração Central e a Administração Local".

Nesse sentido, defendeu a necessidade "urgente" da revisão da Lei das Finanças Locais bem como do Regime Jurídico das Atribuições e Competências, reequilibrando as transferências financeiras devidas aos municípios.

O presidente da associação que representa os municípios destacou que o anuário hoje apresentado, relativamente às contas municipais de 2014, evidencia que "o índice de independência financeira dos municípios atingiu o seu maior valor (39%)" apesar de "as transferências do Orçamento do Estado para os municípios diminuíram 10,5%".

Ou seja, "de 2013 para 2014, as receitas legalmente consignadas aos municípios sofreram mais uma enorme diminuição - tiveram uma quebra de 354,2 milhões de euros" -, que só foi "atenuada pelo crescimento de 10,8% das receitas fiscais (cresceram 264,4 milhões de euros)", nomeadamente com o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT)", disse.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório