Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"É difícil ser eficiente dentro das regras da contratação pública"

O presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e Metro do Porto, João Velez Carvalho, lamentou hoje que seja "difícil ser eficiente dentro das regras da contratação pública", às quais os privados não estão sujeitos.

"É difícil ser eficiente dentro das regras da contratação pública"
Notícias ao Minuto

22:23 - 07/10/15 por Lusa

Economia STCP

Questionado no âmbito do seminário "Transporte Público no Governo da Cidade", na Universidade Portucalense, no Porto, sobre se o Estado iria realmente reduzir nos gastos com a subconcessão a privados da STCP e da Metro do Porto, Velez Carvalho frisou a questão das "ineficiências" por parte das empresas públicas, referindo que "as regras de contratação pública impedem uma gestão eficiente".

O presidente do conselho de administração da empresa exemplificou com o consumo de gasóleo da STCP, tendo a dada altura sido notado que compravam "o gasóleo mais caro do que muito operadores mais pequenos", tudo porque "tinham de fazer um concurso público".

"O facto é que as regras do jogo impedem aquela eficiência que um privado consegue. O subconcessionar a um privado tem logo à partida a vantagem de tirar estas regras da frente. Quer comprar gasóleo, chama os fornecedores e pode fazer isso. Nas públicas, para fazer isso é o fim do mundo", afirmou o dirigente da empresa.

Velez Carvalho sublinhou se está a "poupar à volta de 14 milhões de euros por ano passando do público para o privado, fazendo a mesma coisa e vivendo com as receitas do sistema".

"Estamos muito limitados na atuação, é evidente. Se passar de 400 mil euros tem que ir para o Tribunal de Contas. Depois tenho que fazer concursos públicos, depois sabe como é que são as regras. Tudo isso são ineficiências", reiterou aos jornalistas, no final da sessão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório