Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Bancos ignoram regulador e não mudam comissões de manutenção

Recomendações do Banco de Portugal continuam a não ser ouvidas pela maior parte das instituições. Apenas um banco eliminou custos para os clientes.

Bancos ignoram regulador e não mudam comissões de manutenção
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Depósitos

A banca nacional não aceitou as recomendações do Banco de Portugal em relação às comissões de manutenção dos depósitos. Apesar das tentativas do regulador financeiro, as instituições continuam a exigir pagamentos dos clientes pela simples manutenção das contas.

O diploma que entra hoje em vigor exige que às comissões cobradas corresponda um “serviço efetivamente prestado” e por isso mesmo, o Banco de Portugal recomendou que cada conta à ordem incluísse “a anuidade do cartão de débito e a realização de, no mínimo, três levantamentos mensais ao balcão”.

Foi também considerada “inadequada” a cobrança de comissões de acordo com o saldo de cada depósito, mas mais uma vez, as palavras da instituição liderada por Carlos Costa não foram ouvidas. A grande maioria dos bancos exige valores diferentes aos clientes, separando os pagamentos em vários patamares.

Apenas o Deutsche Bank aceitou as recomendações do regulador, tendo eliminado da lista de preços as comissões de manutenção. O Banco de Portugal já garantiu, ainda assim, que “irá acompanhar o cumprimento da lei, assegurando a sua adequada aplicação”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório