Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Vitória do PS deverá resultar num menor ritmo de ajustamento"

Quem o diz é a agência de notação financeira canadiana DBRS.

"Vitória do PS deverá resultar num menor ritmo de ajustamento"
Notícias ao Minuto

16:21 - 02/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia DBRS

As agências de notação Fitch e Standard & Poor’s já se tinham pronunciado acerca dos cenários pós-eleitorais e, esta sexta-feira, foi a vez da DBRS fazer o mesmo.

Numa nota a que agência Lusa teve acesso, a vice-presidente assistente da agência de notação financeira explicou que “os riscos políticos das eleições legislativas de outubro são baixos, uma vez que o apoio popular continua concentrado nos grandes partidos”.

Na nota de análise divulgada hoje, Adriana Alvarado justifica a posição da agência com o facto de haver um “razoável grau de continuidade das políticas que também parece assegurado, mesmo se houver uma mudança no Governo”.

E partindo para um cenário em que há uma mudança nos partidos do Governo, a mesma responsável refere que “uma vitória do PS deverá resultar num menor ritmo de ajustamento orçamental, mas aderindo às regras orçamentais da União Europeia”.

“Não são esperados grandes desvios face às atuais políticas, uma vez que a reversão de algumas medidas de austeridade, incluindo os cortes salariais à função pública e a sobretaxa, está já incluída no Programa de Estabilidade 2015-2019”, lê-se na mesma nota citada pela agência Lusa.

Tendo as sondagens como base de análise, Adriana Alvarado escreve ainda que “o resultado mais provável [das eleições] é um governo minoritário, liderado por PS ou PSD/CDS, o que poderá aumentar o risco de eleições antecipadas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório