Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Estado já prepara solução para os lesados do GES

Partidos deram ‘luz verde’ ao plano de compensação dos antigos clientes do império Espírito Santo. Pormenores estão a ser discutidos por reguladores e Novo Banco.

Estado já prepara solução para os lesados do GES
Notícias ao Minuto

12:09 - 02/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Caso BES

Perto do final da legislatura, coligação e PS chegaram a acordo para fazer avançar a devolução dos investimentos aos lesados do antigo Grupo Espírito Santo. De acordo com o jornal Sol, os três principais partidos nacionais aceitaram abrir a porta às negociações com os clientes do papel comercial, aumentando a hipótese de uma conclusão favorável.

O acordo poderá envolver o pagamento imediato de uma soma entre os 100 e os 200 mil euros a cada lesado, com o restante a ser devolvido de forma faseada ao longo dos próximos anos. No entanto, os clientes que investiram mais de um milhão de euros poderão ser obrigados a aceitar uma perda parcial, de forma a garantir o reembolso total a cerca de 80% dos afetados.

O maior obstáculo aos pagamentos continua a ser a dúvida quanto à origem das verbas: no caso de Entre-os-Rios, usado como exemplo pelo jornal Sol, o Estado assumiu a culpa e garantiu o reembolso, uma situação que dificilmente se irá repetir no caso Espírito Santo. CMVM, Banco de Portugal e Novo Banco terão por isso de decidir quem se responsabilizará pelos pagamentos, devendo apresentar uma proposta final ao próximo Executivo após as legislativas de domingo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório