Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Transações de imóveis diminuem com suspensão de 'Vistos Gold'

As transações de imóveis familiares diminuíram 4,7% no segundo trimestre do ano, face ao anterior, devido à suspensão da atribuição de 'Vistos Gold', revelam dados da APEMIP -- Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal.

Transações de imóveis diminuem com suspensão de 'Vistos Gold'
Notícias ao Minuto

13:13 - 01/10/15 por Lusa

Economia 2.º trimestre

No entanto, somando as transações do primeiro semestre deste ano, quando foram vendidos 50.228 alojamentos familiares, dos quais 24.512 no segundo trimestre, regista-se um aumento de 24,8% face ao mesmo semestre do ano passado.

A queda de transações de imóveis entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano não foi, no entanto, surpresa para a associação.

"O decréscimo entre os dois trimestres era expectável", afirmou em comunicado o presidente da APEMIP, Luís Lima, atribuindo a descida "essencialmente" à suspensão na atribuição de 'Vistos Gold'.

Já numa perspetiva de comparação com o ano anterior, o presidente defende que é visível o crescimento do setor imobiliário, "a um ritmo tímido, mas com boas perspetivas".

Na sua opinião, o grande motor para a retoma do imobiliário tem sido o investimento estrangeiro, que continua em crescimento, assim como "a normalização" na concessão de crédito por parte da banca ao setor imobiliário, e os 'spreads' [juros que são a margem de lucro do banco] em níveis "mais aceitáveis".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório