Meteorologia

  • 28 MARçO 2023
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Transações de imóveis diminuem com suspensão de 'Vistos Gold'

As transações de imóveis familiares diminuíram 4,7% no segundo trimestre do ano, face ao anterior, devido à suspensão da atribuição de 'Vistos Gold', revelam dados da APEMIP -- Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal.

Transações de imóveis diminuem com suspensão de 'Vistos Gold'

No entanto, somando as transações do primeiro semestre deste ano, quando foram vendidos 50.228 alojamentos familiares, dos quais 24.512 no segundo trimestre, regista-se um aumento de 24,8% face ao mesmo semestre do ano passado.

A queda de transações de imóveis entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano não foi, no entanto, surpresa para a associação.

"O decréscimo entre os dois trimestres era expectável", afirmou em comunicado o presidente da APEMIP, Luís Lima, atribuindo a descida "essencialmente" à suspensão na atribuição de 'Vistos Gold'.

Já numa perspetiva de comparação com o ano anterior, o presidente defende que é visível o crescimento do setor imobiliário, "a um ritmo tímido, mas com boas perspetivas".

Na sua opinião, o grande motor para a retoma do imobiliário tem sido o investimento estrangeiro, que continua em crescimento, assim como "a normalização" na concessão de crédito por parte da banca ao setor imobiliário, e os 'spreads' [juros que são a margem de lucro do banco] em níveis "mais aceitáveis".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório