Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Organização Mundial revê em baixa crescimento do comércio em 2015

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou hoje que reviu em baixa a previsão de crescimento do comércio mundial para 2,8% em 2015, contra 3,3% que tinha estimado em abril.

Organização Mundial revê em baixa crescimento do comércio em 2015
Notícias ao Minuto

10:47 - 30/09/15 por Lusa

Economia OMC

A desaceleração da procura de importações, especialmente de países emergentes como o Brasil e a China, bem como a queda dos preços das matérias-primas são as duas razões principais para esta revisão das estimativas dos economistas da OMC.

"Esta revisão reflete uma série de fatores que pesaram na economia global em 2015, que incluem a queda das importações no Brasil e na China e noutros países emergentes, a queda dos preços do petróleo e de outras matérias-primas e flutuações significativas das taxas de câmbio", refere a OMC.

As importações a partir da América do Sul também foram revistas em baixa, mas os economistas da organização são otimistas já que as exportações da região deverão registar um acréscimo tanto em 2015 como em 2016.

Em contrapartida para a Ásia, a OMC reviu em baixa tanto as importações como as exportações devido à desaceleração da China que arrasta toda a região.

A OMC adverte que no horizonte se perspetivam mais problemas e cita a possibilidade de uma desaceleração da atividade económica nos países em desenvolvimento, bem como a de uma instabilidade financeira, provocada pelas eventuais subidas das taxas de juro nos Estados Unidos.

"Se as previsões se concretizarem, 2015 marcará o quarto ano consecutivo em que o comércio anual caiu abaixo de 3% e o terceiro ano em que o comércio aumentou quase tanto como o Produto Interno Bruto (PIB) mundial, em vez do dobro, como aconteceu nos anos noventa e princípios do século", sublinhou a OMC.

A OMC ajustou igualmente as estimativas para 2016, ano em que considera que o crescimento do comércio chegará apenas aos 3,9%, em vez dos 4% calculados inicialmente.

Esta previsão vai continuar abaixo da média dos últimos 20 anos, quando o crescimento se situou em cerca dos 5%, advertiu a OMC.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório