Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Depois da Volkswagen, BMW e Seat acusadas de falsificar emissões

Imprensa alemã garante que autoridades internacionais detetaram irregularidades em mais uma marca alemã. Testes a carro da BMW indicam valores acima do permitido.

Depois da Volkswagen, BMW e Seat acusadas de falsificar emissões
Notícias ao Minuto

12:05 - 24/09/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Auto Polémica

A indústria automóvel está a viver uma das maiores crises de sempre. Depois de serem abertas investigações à Volkswagen nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha, devido à manipulação de emissões de gases poluentes nos carros a diesel, há mais uma gigante na mira das autoridades internacionais.

A revista Auto Bild garante que a BMW também é suspeita de equiparar os automóveis do modelo BMW X3 xDrive 20d com software para enganar os reguladores, escondendo emissões 11 vezes superiores ao permitido pelas regras europeias. As medições foram realizadas pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo, a mesma autoridade que detetou a falsificação nos carros da Volkswagen.

"Todos os dados medidos sugerem que este não é um problema específico da VW", afirma o responsável do Conselho, Peter Mock.

Contactada pela Bloomberg, a BMW assegurou que não tinha equipado qualquer carro da marca com software para alterar as leituras, recusando as notícias avançadas pela imprensa alemã. "Não existe nenhuma função na BMW que reconheça que este tipo de testes estão a ser realizados", afirmou fonte da fabricante germânica.

A Seat, marca espanhola do grupo Volkswagen, juntou-se também à lista de empresas suspeitas de falsificação de emissões. A fábrica de Martorell, perto de Barcelona, terá supostamente instalado o 'software' em veículos que estão à venda este ano, garante o jornal espanhol El País.

Um porta-voz da Seat confirmou que alguns veículos a diesel foram equipados com o 'software' falseado, mas não referiu quantas unidades. As suspeitas aumentam os problemas da Volkswagen, que poderá ser chamada a cobrir os custos de processos envolvendo a subsidiária espanhola.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório