Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Lucro das seguradoras sobe 68% no primeiro semestre

O resultado líquido das companhias de seguros que operam no mercado português subiu 68% para 432 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, face aos 257 milhões de euros registados em igual período de 2014, segundo a ASF.

Lucro das seguradoras sobe 68% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

16:05 - 23/09/15 por Lusa

Economia ASF

Segundo a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), das 47 empresas de seguros que atuam em Portugal e que estão sob sua supervisão, 37 apresentaram resultados positivos.

Os números hoje apresentados pelo supervisor do setor segurador são semelhantes aos avançados no início do mês pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), que apontou para um lucro global do setor de 458 milhões de euros, uma subida homóloga superior a 70% face ao primeiro semestre de 2014.

A diferença é explicada pelo facto de nem todos os membros da APS serem supervisionados pela ASF.

A APS revelou na altura em que divulgou os seus números que a venda de dívida soberana durante o primeiro semestre deste ano foi a principal responsável para o crescimento do lucro das seguradoras que operam em Portugal

Quanto à margem de solvência, a ASF indicou hoje que a taxa de cobertura das empresas por si supervisionadas situou-se, no final de junho, em 216%.

"As entidades que exploram exclusivamente o ramo Vida apresentaram uma taxa de cobertura inferior à dos operadores dos ramos Não Vida (203% e 234%, respetivamente)", realçou a entidade liderada por José Almaça, acrescentando que "as empresas mistas apresentaram um rácio de cobertura de 221%".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório