Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Em três anos, os grandes bancos ficaram com menos 10 mil funcionários

Estrutura da banca nacional sofreu reduções visíveis nos últimos anos. Eficiência da gestão foi conseguida com menos trabalhadores.

Em três anos, os grandes bancos ficaram com menos 10 mil funcionários
Notícias ao Minuto

09:04 - 22/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Cortes

Os principais bancos do mercado português reduziram os custos de forma clara ao longo dos últimos três anos. Olhando para os resultados dos gigantes da banca desde 2012, as diferenças são óbvias: juntando CGD, BCP, BPI, Santander e Novo Banco, há hoje cerca de 10 mil trabalhadores a menos do que há três anos atrás.

A redução de funcionários surgiu progressivamente, enquadrada na reestruturação financeira do setor. Após a crise de 2008, a banca viveu grandes dificuldades, que obrigaram a uma reorganização estratégica. Agora, as instituições financeiras gerem estruturas mais limitadas, facilitando a obtenção de lucros.

As maiores reduções surgiram no BCP e Caixa Geral, que perderam mais de 3.000 funcionários cada um desde 2012. Segundo o Diário Económico, a consolidação do setor deverá continuar com o Novo Banco, que já está a implementar um plano de reestruturação de forma a tornar-se mais aliciante para os possíveis compradores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório