Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Novo Banco absorveu holding que controlava parte da EDP e PT

Instituição liderada por Stock da Cunha já completou um dos primeiros passos da reorganização estratégica. Integração da antiga empresa teve impacto positivo nas contas semestrais.

Novo Banco absorveu holding que controlava parte da EDP e PT
Notícias ao Minuto

08:03 - 21/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Reestruturação

A Avistar, antiga holding que detinha as participações do BES na Portugal Telecom e EDP, foi integrada nas contas do Novo Banco. Olhando para os últimos resultados apresentados pelo banco de transição do antigo BES, é possível encontrar um saldo positivo de 13 milhões de euros referente à operação, conseguido graças à ponderação dos ativos e passivos.

De acordo com o Diário Económico, o Novo Banco confirmou assim a conclusão de um dos primeiros passos do plano de reestruturação financeira, desenhado para aumentar a probabilidade de sucesso no próximo processo de privatização da instituição liderada por Stock da Cunha.

Recorde-se que a Avistar foi criada pelo BES em 2009, para servir como sociedade gestora de participações em empresas. O capital detido na EDP foi vendido em 2013, enquanto a participação na PT acabou por ir perdendo valor após a venda da Vivo, até à queda final provocada pelo empréstimo multimilionário à Rioforte. No fim do ano passado, a Avistar acumulava perdas potenciais de 300 milhões de euros.

Foram também confirmados outros negócios de consolidação, como a liquidação do Espírito Santo Gest e da BESNAC, a constituição da Novo Banco Finance e a consolidação da presença no setor do imobiliário através do Fundes.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório