Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Privatização da CP Carga e subconcessão da Carris e Metro assinadas na próxima semana

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou que a privatização da CP Carga e a subconcessão da Carris e do Metro vão ser assinadas na próxima semana.

Privatização da CP Carga e subconcessão da Carris e Metro assinadas na próxima semana
Notícias ao Minuto

15:26 - 16/09/15 por Lusa

Economia Sérgio Monteiro

Sérgio Monteiro referiu que os dois processos vão ficar assinados antes do final da legislatura, seguindo depois os "trâmites administrativos" normais para os casos.

"A privatização da CP Carga terá o acordo de compra e venda assinado na segunda-feira e subconcessão do Metro e Carris será assinada na quarta-feira. Ficam os processos assinados e depois seguem-se os trâmites administrativos, com a subconcessão a ser enviada para o Tribunal de Contas e privatização para a Autoridade da Concorrência", afirmou, à margem da assinatura do Consórcio 'ViaLisboa', que decorreu no Barreiro.

A MSC Rail - Operadores Ferroviários, que o Governo anunciou ter vencido a corrida à privatização da CP Carga, é uma participada da MSC Portugal, pertencente ao gigante mundial MSC - Mediterranean Shipping Company, um dos maiores armadores mundiais.

A MSC Rail (Portugal - Operadores Ferroviários, SA) foi criada em dezembro de 2012 pela MSC Portugal para fazer o transporte ferroviário de contentores entre o porto de Sines e os terminais do Entroncamento (da MSC) e da Bobadela, até então feitos pela CP, o que permitiu à empresa consolidar a sua posição de líder na tabela nacional por volume de contentores.

Atualmente, um dos principais clientes da CP Carga, a MSC - Operadores Ferroviários foi um dos três candidatos à privatização da CP Carga - juntamente com a Atena Equity Partners SCR, S.A. e a Cofihold Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A. - que passaram à fase de negociações com o Governo e foi anunciada como a vencedora no processo.

Em junho passado, o Governo anunciou que o grupo espanhol Avanza venceu o concurso para subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, garantindo que a operação vai implicar uma poupança anual para o Estado superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório