Procurar

Austeridade no euro pode ter os dias contados com 'feitiço' do PIB

O caminho da austeridade como solução para a prolongada crise de dívida da zona euro pode ter os dias contados caso venham aí mais dados negativos relativos à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) da região, que serão divulgados esta semana. A previsão é do economista chefe da consultora britânica High Frequency Economics.

Notícias ao Minuto
Eudora Ribeiro
11/02/2013 22:30 ‧ há 12 anos por Eudora Ribeiro

Economia

PIB

O caminho da austeridade, que tem sido utilizado como estratégia para estancar a crise de dívida da zona euro, que teima em não passar, pode ter os dias contados caso venha aí uma nova ‘fornada’ de maus dados relativos à evolução do PIB da zona euro, que serão divulgados esta semana, antecipa o economista chefe da High Frequency Economics, Carl Weinberg.

O especialista prevê mesmo que em 2013 vamos assistir ao fim de vários programas de redução do défice e da dívida pública em vários países, com os políticos a ganharem maior consciência dos efeitos da austeridade na economia, face ao tímido crescimento económico e à escalada do desemprego.

“Receamos que as dificuldades económicas possam tornar impossível para a Itália, Espanha e talvez mesmo para a Grécia manterem a austeridade orçamental”, escreveu o economista-chefe numa nota de análise citada pela CNBC.

Os dados relativos à evolução do PIB da zona euro no quarto trimestre do ano passado serão divulgados na quinta-feira e todas as previsões apontam para uma nova contracção. O Barclays, por exemplo, antecipa uma queda de 0,4% do PIB da zona euro, nos últimos três meses de 2012, em comparação com o trimestre anterior, quando a economia da região registou uma queda de 0,1%.

A High Frequency Economics tem uma previsão mais negativa, antecipando um recuo de 0,9% do PIB no último trimestre de 2012. Já o Credit Suisse espera uma queda de 0,5% da economia da zona euro nos últimos três meses do ano passado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10