Há cada vez mais portugueses a aderir aos Serviços Mínimos Bancários

Clientes estão a optar pela solução mais barata disponibilizada pelas instituições financeiras. Grande parte das contas mais caras foram fechadas.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
08/09/2015 15:00 ‧ 08/09/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Depósitos

O número de portugueses com 'contas simples' aumentou nos primeiros seis meses deste ano. De acordo com dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal, cada vez mais clientes estão a pedir os Serviços Mínimos Bancários, reduzindo ao máximo os custos de manutenção. 

Comparando os números do final do primeiro semestre com os registados nos últimos seis meses do ano passado, é visível um crescimento de 34% no número de contratos de serviços mínimos, levando o total de contas para 18.586. A maior parte do aumento foi conseguida graças à abertura de novos depósitos, com uma percentagem menor a ser resultado de uma conversão das contas já existentes.  

Os dados mostram também que em 65% das vezes, é o cliente que toma a iniciativa de mudar para uma conta de baixo custo. Os Serviços Mínimos Bancários satisfazem apenas os critérios considerados essenciais para os clientes, não podendo ter custos anuais superiores a 1% do salário mínimo nacional, ou seja, 5,05 euros/ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas