Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Fisco atento a 550 milhões de euros portugueses no estrangeiro

Acordo com a Suíça vai aumentar poder da Autoridade Tributária no estrangeiro. Fuga aos impostos vai ser mais difícil e abrir conta também.

Fisco atento a 550 milhões de euros portugueses no estrangeiro
Notícias ao Minuto

09:01 - 07/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Depósitos

Entre 2010 e 2013, os depósitos portugueses no estrangeiro aumentaram cerca de 110%. Os dados do governo mostram que os portugueses tinham, após os cálculos mais recentes, cerca de 550 milhões de euros guardados em contas fora de território luso.

Os bancos suíços são um dos destinos mais apetecíveis para o capital nacional, mas ao longo dos últimos três anos, as autoridades portuguesas têm olhado com cada vez mais atenção para os contribuintes que escolhem transferir dinheiro para território helvético, noticia o Diário Económico.

Graças a um acordo assinado em 2012, a Autoridade Tributária pode agora cruzar dados com as instituições suíças, acompanhando de forma mais próxima a transferência de rendimentos entre dos dois países. Para quem quiser abrir conta na Suíça, o processo é também mais difícil, uma vez que passou a ser necessário um documento que comprove o cadastro limpo em Portugal.

Nos últimos três anos, o Fisco já pediu informações detalhadas sobre 700 portugueses, com mais de mil contas em terras helvéticas.

Olhando para a relação entre a Suíça e a União Europeia, os últimos anos também têm trazido uma aproximação. Ainda assim, a Autoridade Europeia para a Proteção de Dados pede uma revisão das regras de recolha e armazenamento das informações trocadas, de forma a proteger os contribuintes.

O regulador europeu pretende limitar a troca de dados aos casos de evasão fiscal e impor um prazo máximo de conservação das informações, que deverão ser apagadas após a resolução dos casos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório