Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tecido produtivo da região Norte dá "sinais muito animadores"

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) destacou hoje os "sinais muito animadores" dados pelo tecido produtivo da região, nomeadamente no calçado, quando analisadas as intenções de investimento no âmbito do Portugal 2020.

Tecido produtivo da região Norte dá "sinais muito animadores"
Notícias ao Minuto

16:40 - 03/09/15 por Lusa

Economia CCDR-N

"Estão agora a fechar os primeiros concursos do Portugal 2020 e o que sabemos é muito estimulante para a região. No concurso do SI Internacionalização, que estamos a fechar, por exemplo, 62% do investimento que é apresentado a concurso é oriundo de empresas do Norte de Portugal", afirmou Emídio Gomes à margem da visita que hoje fez às empresas portuguesas que, desde terça e até sexta-feira, participam em Milão, Itália, na maior feira de calçado do mundo -- a Micam.

No que se refere ao programa regional Norte 2020, a CCDR-N diz terem sido canalizados, desde o início do ano, "mais de cinco milhões de euros para um total de 16 projetos relacionados com o setor do calçado, através de incentivos à inovação produtiva e empreendedorismo".

Salientando que, das 93 empresas portuguesas de calçado presentes na Micam, "91 ou 92 são da região do Norte", o presidente da CCDR-N e da Autoridade de Gestão do Norte 2020 considerou que isto representa "uma enorme esperança" de que "o país está definitivamente confrontado com a realidade" de que "o futuro se faz, sobretudo, baseado na produção de riqueza a partir do tecido produtivo".

"E os sinais que o tecido produtivo da região dá, em especial no setor do calçado, são muito animadores", salientou.

De acordo com Emídio Gomes, "dois terços da dotação de 3,4 mil milhões do programa regional Norte 2020 [cerca de 2,2 milhões de euros] estão em três eixos prioritários - investigação & inovação, apoio às PME [pequenas e médias empresas] e qualificação dos recursos humanos".

Um valor que traduz "uma aposta como nunca foi feita, na história dos últimos 25 anos de programas comunitários, nestes três eixos", que são precisamente onde se enquadra o setor do calçado, a par de outros que foram identificados na estratégia de especialização inteligente regional.

De acordo com dados da CCDR-N, as empresas da região Norte, que "contribuem fortemente para a exportação de mais de 95% da produção nacional de calçado, beneficiaram de incentivos superiores a 14 milhões de euros" no âmbito do ON.2 O Novo Norte, o programa operacional regional que vigorou entre 2007 e 2013.

No total, o programa apoiou 125 projetos do setor ligados à fabricação de calçado (40), comércio por grosso (37), fabricação de componentes (18), agentes de comércio por grosso de têxteis, vestuário, calçado e artigos de couro (17), comércio a retalho (10), fabricação de componentes de plástico (dois) e fabricação de componentes de borracha (um).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório