Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Execução orçamental de Timor-Leste era de 42% no final de agosto

A execução orçamental real (pagamentos efetivamente realizados) das contas públicas timorenses era no final de agosto de 42%, sendo especialmente reduzida no que se refere ao capital de desenvolvimento e a bens e serviços.

Execução orçamental de Timor-Leste era de 42% no final de agosto
Notícias ao Minuto

06:19 - 03/09/15 por Lusa

Economia Portal

Dados do Portal da Transparência, onde se detalham os gastos e receitas do Estado timorenses, confirmam que no final de agosto o Governo tinha um valor de execução real total de 658,86 milhões de dólares, ou 42% do orçamento anual total de 1,57 mil milhões.

A este valor já realmente pago somam-se compromissos de 253 milhões e obrigações de 196,1 milhões de dólares.

A execução total, que soma pagamentos já efetuados e obrigações (contratadas mas ainda não pagas) é de cerca de 854,96 milhões de dólares ou 54,5% do orçamento total.

Os dados correspondem ao período dos primeiros oito meses do ano, equivalente a 66% do calendário.

Os dados confirmam o elevado valor que o Estado já tinha por pagar no final de agosto (196 milhões de dólares), sendo especialmente elevado no que toca a fornecedores de bens e serviços (98,16 milhões de dólares) e ao componente de capital de desenvolvimento (66,6 milhões de dólares).

A execução é mais baixa no componente orçamental de capital de desenvolvimento (35,1% em termos de obrigações e pagamentos e 18,2% em termos de pagamentos reais).

No que toca à receita, a execução no final de agosto era de 59,6%, com os cofres públicos a registarem entradas totais de cerca de 101,65 milhões de dólares de um valor total orçamentado de 170,37 milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório