Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

No principal banco da Venezuela só se pode levantar 13,63 euros por dia

O principal banco da Venezuela reduziu de 5.000 para 3.000 bolívares (de 22,73 para 13,63 euros) a quantia que pode ser levantada diariamente na sua rede de caixas multibanco, segundo informação na sua página na Internet.

No principal banco da Venezuela só se pode levantar 13,63 euros por dia
Notícias ao Minuto

23:19 - 23/08/15 por Lusa

Economia Multibanco

A medida aplicada pelo estatal Banco de Venezuela, que tem uma quota de mercado de 20%, está a causar polémica entre os seus clientes e foi adotada quando rareiam as notas de valor mais elevado, de 100 bolívares.

A redução da quantia a levantar diariamente ocorre ainda quando os analistas económicos defendem que o Banco Central da Venezuela imprima papel-moeda de maior valor fiduciário, face à subida constante dos preços dos bens de consumo.

Segundo José Vicente León, diretor da empresa Datanalisis, "perante a inflação galopante, as pessoas levam grandes maços de bilhetes nas algibeiras", situação que contribui para aumentar o sentimento de insegurança vigente, com a continuação do elevado número de assaltos.

A limitação de levantamentos nas caixas multibanco agora imposta suscita ainda críticas da população, que se queixa que a redução impede ter dinheiro suficiente para fazer face a situações inesperadas, como a compra de um produto que escasseia no mercado e entretanto chegou a um estabelecimento comercial.

Desde 2003 que existem na Venezuela três taxas de câmbio oficiais e uma que é praticada no mercado paralelo.

As três taxas oficiais são utilizadas consoante os fins a que destinam.

No caso de ser para pagamento de importações de produtos prioritários, feitas pelo Estado venezuelano, utiliza-se a taxa de 6,30 bolívares por cada dólar, mas se for para levantamento de dinheiro em caixas multibanco, com cartão de débito ou crédito estrangeiro, a taxa considerada sobe para 12 bolívares.

Para os restantes casos, a taxa cambial utilizada é de 199,96 bolívares por cada dólar.

No mercado paralelo, a cotação sobe substancialmente, tendo fechado a semana nos 700,99 bolívares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório