Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Por dia, há 35 famílias a declarar falência. Valor está a diminuir

Os dados são animadores mas o caminho a percorrer ainda em longo, pois ainda se regista o dobro do que se via em termos de falências em 2011.

Por dia, há 35 famílias a declarar falência. Valor está a diminuir
Notícias ao Minuto

08:24 - 23/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Insolvência

Há menos famílias portuguesas a declarar falência, mas ainda assim a dificuldade em pagar as dívidas levou a que nos primeiros seis meses deste ano 6.400 fossem obrigados a declará-la.

Contudo, este valor mostra uma melhoria face ao ano passado, apesar de ser o dobro do registado em 2011, antes da chegada do programa de ajustamento financeiro. Ao todo foram declaradas insolventes 6.419 pessoas. São, em média, 35 por dia, menos 9%, dá conta o Diário de Notícias.

Isto porque há cada vez mais famílias a avançarem com planos de pagamento das suas dívidas antes de optarem pela falência. O Porto é a região com mais casos de insolvência, seguida de Lisboa e Setúbal.

Esta queda pode também ser explicada pelos Processos Especiais de Revitalização (PER), que ajudam a recuperar a situação económica de um devedor que comprovadamente se encontre em situação de insolvência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório