Por dia, há 35 famílias a declarar falência. Valor está a diminuir

Os dados são animadores mas o caminho a percorrer ainda em longo, pois ainda se regista o dobro do que se via em termos de falências em 2011.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
23/08/2015 08:24 ‧ 23/08/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Insolvência

Há menos famílias portuguesas a declarar falência, mas ainda assim a dificuldade em pagar as dívidas levou a que nos primeiros seis meses deste ano 6.400 fossem obrigados a declará-la.

Contudo, este valor mostra uma melhoria face ao ano passado, apesar de ser o dobro do registado em 2011, antes da chegada do programa de ajustamento financeiro. Ao todo foram declaradas insolventes 6.419 pessoas. São, em média, 35 por dia, menos 9%, dá conta o Diário de Notícias.

Isto porque há cada vez mais famílias a avançarem com planos de pagamento das suas dívidas antes de optarem pela falência. O Porto é a região com mais casos de insolvência, seguida de Lisboa e Setúbal.

Esta queda pode também ser explicada pelos Processos Especiais de Revitalização (PER), que ajudam a recuperar a situação económica de um devedor que comprovadamente se encontre em situação de insolvência.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas