Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Concessão de água a privados confirmada na Assembleia de Odivelas sob protestos

A Assembleia Municipal de Odivelas confirmou na quinta-feira à noite a aprovação da concessão a privados do abastecimento de água, numa sessão novamente marcada pelos protestos de centenas de trabalhadores dos Serviços Municipalizados (SMAS) de Loures.

Concessão de água a privados confirmada na Assembleia de Odivelas sob protestos
Notícias ao Minuto

06:02 - 08/02/13 por Lusa

Economia Abastecimento

Depois de, na passada terça-feira, ter sido adiada a Assembleia Municipal devido ao protesto dos trabalhadores, o que levou à intervenção policial, a sessão dedicada para discutir a concessão a privados do abastecimento de água e a denúncia do acordo de prestação de serviços para a recolha do lixo decorreu na quinta-feira à noite no Pavilhão Multiúsos de Odivelas perante a presença de cerca de 400 pessoas.

Gritos e apupos dos trabalhadores estiveram sempre presentes durante as quatro horas de sessão, que acabaram por aprovar a minuta da ata da sessão de 29 de janeiro, confirmando assim a decisão da concessão a privados do abastecimento de água.

"Sai da minha terra", "para a rua", "está na hora de o PS se ir embora" e "deixem-nos trabalhar" foram algumas das palavras de ordem, dirigidas à presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador (PS), proferidas pelos trabalhadores dos SMAS, que temem que a entrega do serviço a uma empresa privada ponha em causa os seus postos de trabalho.

Vários foram os apelos da CDU e Bloco de Esquerda (BE) para que o ponto fosse retirado e a decisão adiada, mas a aprovação acabou por se concretizar com os votos favoráveis do PS e PSD e votos contra do CDS, CDU e BE.

Na sessão extraordinária foi ainda aprovado o acordo para a prestação de serviços dos SMAS relativo à gestão e recolha de resíduos sólidos urbanos, no momento em que os deputados da CDU e do Bloco de Esquerda acabaram por abandonar a sala, recusando-se a votar a proposta.

A líder da bancada municipal da CDU, Fátima Amaral, chegou a derrubar o púlpito para intervenção dos deputados.

No final da reunião, foram ainda lançados cravos pelo público para o espaço onde se encontravam os deputados.

Aos jornalistas, a presidente da câmara lamentou as "ofensas e injúrias" e mostrou-se "preocupada com a democracia", por não lhe ter sido permitido falar na altura em que pediu para intervir, devido aos protestos do público.

"Eles têm razão para se queixar, mas devem deixar-nos explicar", sustentou a autarca, sublinhando que a concessão da gestão privados é a "melhor solução para um abastecimento de água condigno".

Além das contestações, a CDU criticou a presença elementos policiais à paisana na Assembleia Municipal e prometeu denunciar a situação através de um protesto enviado ao Ministério da Administração Interna e Ministério Público.

Actualmente os SMAS de Loures (município vizinho) são responsáveis pelo fornecimento de água em Odivelas, servindo cerca de 150 mil clientes domésticos e são ainda responsáveis pela recolha do lixo.

O concelho de Odivelas desmembrou-se de Loures em 1998, mas nunca houve uma partilha dos SMAS, processo por resolver há 14 anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório