O Banco Invest, propriedade da família Alves Ribeiro, resolveu apostar na captação de clientes com uma campanha de taxas de juros bastante elevadas, tendo em conta os números que os restantes bancos praticam.
Esse movimento permitiu captar 316,8 milhões de euros em depósitos a prazo, apenas nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um aumento de 26% face ao período homólogo. Mais ainda, acrescenta o Diário de Notícias, o número de clientes particulares cresceu 11%.
Enquanto os bancos da concorrência oferecem, em média, uma taxa de juro de 0,69% TANB, o Banco Invest apostou no pagamento de 2%. Os produtos a prazo com remuneração atrativa devem-se aos “custos de estrutura mais reduzidos do que os bancos generalistas, que se dedicam sobretudo às operações do dia-a-dia”, explica Afonso Pereira de Sousa, presidente do banco, ao Dinheiro Vivo.
O responsável pela estrutura garante ainda que o banco não irá aumentar as taxas de juros nos depósitos, até porque “apresenta uma situação de liquidez muito excedentária”, confirma. O Banco Invest apresentou lucros de 6,8 milhões de euros, um crescimento de 77,6%.
Esta investida levou mesmo a um aumento de custos de pessoal na ordem dos 2,42 milhões de euros, apenas nos primeiros seis meses de 2015.