Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Novo crédito à habitação já em níveis pré-resgate

Empréstimos concedidos estão a aumentar a um ritmo que há muito não se via. Peso das casas no crédito total às famílias é cada vez maior.

Novo crédito à habitação já em níveis pré-resgate
Notícias ao Minuto

08:32 - 12/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

O contexto de juros baixos continua a ter efeitos positivos no mercado do crédito à habitação em Portugal. Depois de alguns anos difíceis, com a ‘torneira’ dos bancos fechada devido à falta de liquidez, os empréstimos para a compra de casa estão a voltar aos níveis registados em 2011.

De acordo com o Jornal de Negócios, o mês de junho deste ano trouxe um aumento do crédito à habitação face ao mesmo mês do ano passado e face maio deste ano, mantendo a tendência positiva registada desde o início de 2015.

Os empréstimos para a compra de habitação própria representaram 46,5% do total de novos créditos concedidos, a maior percentagem desde o período anterior ao resgate externo da troika.

A capacidade de obter financiamento a juros historicamente baixos está a encorajar a concessão de empréstimos por parte da banca, que considera os empréstimos para habitação uma aposta de baixo risco. Quanto às famílias, continuam a aproveitar os spreads aliciantes para contrair créditos de longo prazo com condições vantajosas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório