Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Contas da Repsol sofrem com perdas do petróleo

Os lucros da Repsol caíram 20,6% no primeiro semestre do ano, para os 1,053 mil milhões de euros, devido ao impacto extraordinário de vários negócios, como a venda de ações da YPF, nas contas do mesmo período do ano passado,

Contas da Repsol sofrem com perdas do petróleo
Notícias ao Minuto

09:45 - 30/07/15 por Lusa

Economia Lucros

No primeiro semestre de 2014, a petrolífera espanhola incluiu 616 milhões de euros de resultados extraordinários devido à venda de vários negócios de Gás Liquefeito (GNL) e das ações não expropriadas da YPF na Argentina.

Descontado esse efeito e calculando com base na valorização dos inventários a custo de reposição, a Repsol obteve um lucro ajustado no primeiro semestre de 1,240 mil milhões de euros, ou seja, uma melhoria de 35%.

Os resultados da companhia, divulgados hoje numa nota enviada ao regulador espanhol, indicam que a Repsol melhorou o seu EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) em 8,2%, para 2,383 mil milhões de euros de janeiro a junho deste ano (contra os 2,202 mil milhões de 2014).

A Repsol destacou ter conseguido estes resultados num contexto difícil, com uma queda de quase 50% nos preços do crude.

O aumento nos resultados de Downstream (atividades de refinação, 'trading' e transporte de crude e produtos, bem como comercialização de produtos petrolíferos, produtos químicos e GLP, entre outros) foi de 115%, o que compensou a "forte queda" dos preços do crude.

A margem de refinação da Repsol no primeiro semestre alcançou um máximo histórico: 8,9 dólares por barril.

No entanto, a petrolífera admite que a forte descida dos preços internacionais incidiu nos resultados da área do Upstream (exploração e produção), com um resultado negativo de 238 milhões de euros. Nestes números também teve influência a interrupção das atividades na Líbia, explicou a Repsol.

A companhia destacou a produção, que alcançou em junho uma média de 660 mil barris equivalentes de petróleo por dia, ou seja um aumento de 86% face aos 355 mil barris equivalentes de petróleo diários em média no ano de 2014.

Por outro lado, a participação da Repsol na Gas Natural Fenosa rendeu um lucro no primeiro semestre de 227 milhões de euros, inferior ao do exercício anterior. A descida deveu-se à ausência das mais-valias realizadas com a venda do negócio de telecomunicações no segundo trimestre de 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório