Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Secretário dos Assuntos Europeus contra "vanguarda" na Zona Euro

A proposta de François Hollande, ainda que não formalizada, sobre a criação de um “núcleo duro” na zona euro gerou surpresa entre os Estados-membros.

Secretário dos Assuntos Europeus contra "vanguarda" na Zona Euro
Notícias ao Minuto

11:11 - 22/07/15 por Notícias ao Minuto

Economia Bruno Maçães

Depois de Passos Coelho ter já dito que a proposta do presidente francês de uma "vanguarda" na zona euro provoca desconfiança e reservas aos países em processo de convergência, também o secretário de Estado dos Assuntos Europeus discorda da ideia.

“Não creio que a Zona Euro precise de uma estrutura com dois níveis. Do que precisa é de uma estrutura de governação que inclua e beneficie todos os seus membros”, disse Bruno Maçães ao Jornal de Negócios.

“A fragmentação coloca em causa os canais de transmissão da política monetária”, acrescentou, pelo que a medida seria um passo atrás.

Apesar de esta não ser ainda uma proposta consolidada, o presidente francês disse num artigo de opinião idealizar o nascimento de uma “vanguarda” na zona euro, com governo e parlamento próprios e composta pelos seis países fundadores do projeto europeu.

Foi o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, a assumir que a ideia de Hollande se dirige à França, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório