Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Infraestruturas de Portugal poderá financiar-se "sem contribuintes"

O aumento da Contribuição de Serviço Rodoviário, a renegociação das PPP, a eficiência da operação e manutenção e os aumentos de capital do Estado permitiram colocar a IP numa situação de "pré-sustentabilidade".

Infraestruturas de Portugal poderá financiar-se "sem contribuintes"
Notícias ao Minuto

09:24 - 22/07/15 por Notícias ao Minuto

Economia António Ramalho

António Ramalho acredita que a Infraestruturas de Portugal (IP) conseguirá financiar-se “sem custos para o contribuinte", sendo financiável no mercado.

Em declarações ao Jornal de Negócios, o presidente da empresa que resultou da fusão entre a Estradas de Portugal e a Rede Ferroviária Nacional (Refer) fala da “extraordinária oportunidade” que suplantou o problema da dívida.

Com as últimas aprovações à sua constituição, o modelo estratégico da IP passa por que “a dívida não ultrapasse em circunstância alguma os 10 mil milhões de euros”.

Este valor corresponde um rácio da divida líquida sobre o EBITDA (os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de sete vezes, com estes lucros a superarem os mil milhões, o que “significará uma nova capacidade de financiar sem custos para o contribuinte”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório