Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Eurogrupo toma decisão "importante" sobre a Grécia no sábado

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje que uma decisão "importante" sobre a Grécia será tomada no sábado, na reunião de crise dos ministros das Finanças da zona euro para analisar as novas propostas de Atenas.

Eurogrupo toma decisão "importante" sobre a Grécia no sábado
Notícias ao Minuto

11:06 - 10/07/15 por Lusa

Economia Dijsselbloem

"De uma maneira ou de outra, deveremos tomar amanhã [no sábado] uma decisão importante, vamos tomá-la com muito cuidado", disse Dijsselbloem, na Haia, aos jornalistas.

O novo pacote de reformas proposto pela Grécia, que poderá desbloquear um acordo e a evitar a saída do euro, propõe várias medidas para aumentar receitas, sobretudo no IVA e pensões, ao encontro das exigências dos credores.

Esta proposta enviada às instituições europeias e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), tem em vista conseguir um novo programa de resgate, desta vez a três anos.

A proposta de Atenas será hoje avaliada por responsáveis da Comissão Europeia, FMI e Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, que submeterão de seguida a sua avaliação ao Eurogrupo, que preparará então a cimeira do euro agendada para domingo.

O domingo é apontado pelos dirigentes europeus como o dia de todas as decisões, e se não houver acordo nesse dia, a Europa poderá partir para o chamado 'Grexit', a saída da Grécia da zona euro, como já admitiram publicamente vários líderes, tendo mesmo o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, revelado que Bruxelas tem já "um plano detalhado" para esse cenário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório