Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Finanças Crédito à habitação BPI obrigado a aplicar taxas negativ...

BPI obrigado a aplicar taxas negativas no crédito à habitação

Banco de Portugal avisa que juros abaixo de zero devem chegar ao bolso dos clientes. Cláusula que impede a aplicação de taxas mais baixas terá de ser eliminada.

BPI obrigado a aplicar taxas negativas no crédito à habitação
Notícias ao Minuto

14:21 - 09/07/15 por Notícias Ao Minuto 

Casa Euribor

O BPI vai ter de aplicar taxas negativas nos contratos de crédito anexados a Euribor com valores abaixo de zero. O anúncio foi feito pelo Banco de Portugal, através de um comunicado oficial que reforça a indicação dada em março, quando as Euribor começaram a negociar em terreno negativo.

Segundo o Negócios, a indicação surge devido a uma cláusula imposta em certos contratos do BPI, que estabelece o limite mínimo de juros em 0%. A limitação da descida apenas pode ser feita nos novos contratos, através da abdicação voluntária por parte do cliente.

A obrigação de aplicar taxas negativas não obriga, no entanto, o BPI a voltar atrás na decisão tomada no início deste mês de ‘congelar’ os novos empréstimos anexados à Euribor a três meses. Com o anúncio do BPI, passaram a ser apenas três os bancos portugueses que concedem crédito à habitação anexados à taxa a 90 dias.

Campo obrigatório