Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Patrões e sindicatos defendem importância da contratação colectiva

Confederações patronais e sindicais foram esta quinta-feira unânimes na defesa da importância da contratação colectiva como factor de desenvolvimento e de garante da paz social, tendo a CIP e a UGT salientado, neste âmbito, a necessidade das Portarias de Extensão.

Patrões e sindicatos defendem importância da contratação colectiva
Notícias ao Minuto

21:41 - 31/01/13 por Lusa

Economia Seminário

As posições foram assumidas num seminário promovido pelo escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Portugal, sobre o tema "diálogo social e desenvolvimento".

O vice-presidente do Conselho-Geral da Confederação Empresarial Portuguesa (CIP), Gregório da Rocha Novo, foi um dos parceiros sociais presentes no debate que defendeu "a contratação colectiva como elemento chave do desenvolvimento" e como "garante da paz social".

O representante patronal lembrou, a propósito, a demora na publicação de legislação sobre as portarias de extensão, que no seu entender contribuem para acabar com a concorrência desleal.

"Neste contexto, vemos com preocupação políticas e cenários que têm como consequência a criação de obstáculos à contratação colectiva", disse Rocha Novo, no seminário, prometendo que a CIP tudo fará para inverter a situação.

O secretário-geral da UGT, João Proença, defendeu que a crise económica só vai ser ultrapassada com medidas que assegurem o crescimento económico e que, para isso, "tem de haver uma grande aposta no diálogo social".

Mas, segundo João Proença, tanto a União Europeia (UE) como o Fundo Monetário Internacional (FMI) "estão a tentar estrangular a contratação colectiva".

O sindicalista considerou que a questão das Portarias de Extensão "ainda não está totalmente resolvida" e criticou o Governo, por isso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório