Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Cerca de 3.500 agricultores já aderiram ao IVA forfetário

A ministra da Agricultura e do Mar disse hoje no parlamento que o regime de IVA forfetário, para agricultores que faturam até 10.000 euros, já conta com 3.500 beneficiários, que devem começar a entregar as faturas em julho.

Cerca de 3.500 agricultores já aderiram ao IVA forfetário
Notícias ao Minuto

19:10 - 30/06/15 por Lusa

Economia Ministra

Assunção Cristas, que respondia às questões colocadas durante uma audição da Comissão de Agricultura e Mar, sublinhou que se trata de um bom resultado, tendo em conta que a medida introduzida no Orçamento do Estado para 2015 só entrou em vigor este ano.

Os pequenos produtores agrícolas que faturam até 10.000 euros por ano e se encontram isentos do regime de IVA devem entregar, em julho, as faturas das despesas que tiveram com a produção para serem reembolsados do IVA.

A compensação forfetária deve ser solicitada à Autoridade Tributária até 20 de julho e 20 de janeiro de cada ano, por via eletrónica ou presencialmente junto de um Serviço de Finanças, através de um pedido no qual conste o valor das transmissões de bens e prestações de serviços realizadas no semestre anterior e os números de identificação fiscal dos respetivos compradores.

Esta compensação destina-se a atenuar o impacto do IVA suportado nas aquisições de bens e serviços necessários à atividade do produtor agrícola que se encontre isento do imposto, as quais não conferem o direito à dedução.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório