Moscovici ainda vê “margem para negociação” entre Grécia e credores

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, afirmou que há "margem para negociação" entre Atenas e os credores e revelou que Bruxelas apresenta ainda hoje "novas propostas" para tentar evitar o incumprimento grego.

Moscovici ainda vê “margem para negociação” entre Grécia e credores

© Reuters

Lusa
29/06/2015 07:50 ‧ 29/06/2015 por Lusa

Economia

Grécia

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, "vai indicar o caminho a seguir", afirmou Moscovici à rádio francesa RTL, defendendo que ainda há "margem para negociação" entre Atenas e os seus credores internacionais.

Atenas estava "a poucos centímetros" de distância de um acordo quando as conversações foram interrompidas durante o fim de semana, afirmou Moscovici.

"Temos de continuar a dialogar", frisou, acrescentando que "a porta está sempre aberta às negociações".

Entretanto, o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, deu conta de que as negociações "podem ser retomadas a qualquer momento".

A Grécia acordou hoje com os bancos fechados, uma situação que se manterá até dia 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate.

O decreto sobre o controlo de capitais, publicado hoje em boletim oficial, que lista as medidas impostas às instituições financeiras que duram até 06 de julho, foi assinado pelo Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

O documento refere "a extremamente urgente necessidade de proteger o sistema financeiro e a economia grega devido à falta de liquidez provocada pela decisão tomada pelo Eurogrupo".

As medidas radicais, que incluem o limite ao levantamento de dinheiro a 60 euros diários, foram impostas para proteger o sistema bancário da ameaça de um pânico generalizado face à perspetiva de incumprimento e ao impacto do anúncio do referendo sobre as negociações com os credores.

A Grécia e os parceiros da zona euro terminaram as negociações no sábado, depois do anúncio por Atenas de um referendo a 05 de julho às propostas dos europeus sobre o programa de resgate, que termina na terça-feira.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas