Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

BPI em dúvida. CMVM suspende troca de ações

Os espanhóis do CaixaBank mantêm interesse no banco português mas possivelmente terão de rever parte da estratégia. A CMVM suspendeu, esta manhã, a negociação das ações do banco.

BPI em dúvida. CMVM suspende troca de ações
Notícias ao Minuto

09:15 - 18/06/15 por Notícias ao Minuto

Economia OPA

O BPI continua em alvoroço, depois do dia agitado de ontem, que teve impacto nas ações da empresa. Ká hoje, a CMVM optou por suspender a negociação de ações do banco.

Os acionistas do BPI votaram ontem de manhã, no Porto, a desblindagem dos estatutos, uma das condições desejadas pelos espanhóis do CaixaBank, que lançaram uma oferta pública de aquisição ao banco português.

Entre os votos expressos, 52,45% foram a favor da desblindagem dos estatutos. Mas para ser aprovada a proposta, seria necessária uma maioria de 75%, que não foi alcançada. O CaixaBank ouviu assim um ‘não’, apesar de ter percebido que a sua posição tem algum acolhimento entre muitos acionistas.

Agora, escreve o Público, novas hipóteses estão em cima da mesa. O CaixaBank pode manter a oferta atual, por 100% do banco, com oferta de 1,329 euros por ação, ou ode mesmo vir a retirá-la.

Porém, mantendo-se o interesse por parte dos catalães na instituição liderada por Fernando Ulrich, está em aberto também a possibilidade de o CaixaBank rever as condições da OPA, condicionando o sucesso da operação à aquisição de mais de 50% do BPI.

Saliente-se que o ‘não’ à proposta de desblindagem foi do agrado da Santoro, que representa os interesses de Isabel dos Santos – sendo já conhecida a preferência por uma fusão com o BCP, ao invés de uma OPA bem-sucedida por parte do CaixaBank.

Entretanto, falta ainda saber os pareceres sobre o negócio por parte do Banco de Portugal, do Banco de Espanha e do Banco Central Europeu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório