Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Novos donos querem TAP na bolsa portuguesa

Consórcio de David Neeleman e Humberto Pedrosa tem em mente a chegada ao mercado de capitais nos próximos anos. Meta faz parte do plano estratégico apresentado durante o processo de privatização.

Novos donos querem TAP na bolsa portuguesa
Notícias ao Minuto

09:21 - 15/06/15 por Notícias ao Minuto

Economia Transportes

A TAP poderá estar na bolsa de Lisboa até 2020. Essa é a intenção do grupo Gateway, liderado pelo norte-americano David Neeleman e o português Humberto Pedrosa, divulgada no plano estratégico a que o Diário Económico teve acesso.

Os novos donos da companhia aérea portuguesa acreditam que é possível assegurar a estabilidade financeira da empresa durante os próximos anos, de forma a garantir uma capitalização ideal para passar a ser cotada.

Neeleman e Pedrosa esperam que em cinco anos, a TAP passe a ter um saldo positivo de 1,3 mil milhões de euros em capitais próprios. “Tendo em conta estes valores, perto de 2020 o agrupamento acredita que terá uma perspetiva realista de poder lançar a TAP na Euronext”, afirma a Gateway no documento de estratégia.

Está também prevista a renegociação dos empréstimos de curto prazo, com um valor total de 600 milhões de euros, de forma a alargar os limites de pagamento e ganhar ‘espaço de manobra’. O consórcio vai poder igualmente vender aviões para realizar encaixes financeiros, passando a utilizar aeronaves em regime de ‘leasing’ para poupar nas despesas fixas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório