Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Citigroup vende ações do 'banco mau' e fica com participação de 2%

O Citigroup alienou 3.748.053 ações do Banco Espírito Santo (BES) na semana passada, ficando com direitos de voto abaixo dos 2%, informou hoje o banco português ao mercado.

Citigroup vende ações do 'banco mau' e fica com participação de 2%
Notícias ao Minuto

17:06 - 09/06/15 por Lusa

Economia BES

Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BES informa que recebeu "uma comunicação do Citigroup Global Markets Limited relativa à alienação de ações do BES da qual resultou uma redução da percentagem dos direitos de votos para um limiar abaixo dos 2%".

Em causa está uma transação que aconteceu a 02 de junho, dia em que o Citigroup alienou 3.748.053 ações do BES, ficando com um capital social equivalente a 1,9470% dos direitos de voto.

A 29 de maio, o BES anunciou que o Citigroup tinha adquirido 3.753.415 títulos do chamado 'banco mau' resultante da intervenção do Banco de Portugal no ex-BES, num negócio realizado fora do mercado regulamentado, passando a deter uma participação qualificada conjunta de 2,0137%.

As ações do BES estão suspensas de negociação em bolsa pela CMVM desde a medida de resolução aplicada pelo Banco de Portugal ao banco que era liderado por Ricardo Salgado, no início de agosto do ano passado, "à espera de informação relevante".

A 11 de agosto o BES saiu do principal índice da bolsa de Lisboa, PSI-20, depois de no dia 03 do mesmo mês, o Banco de Portugal ter tomado o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório