Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"O Governo quer decidir o mais depressa possível a privatização"

"A intenção do Governo é que termine com uma decisão de privatizar ou não privatizar [a TAP] o mais depressa possível", indica o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.

"O Governo quer decidir o mais depressa possível a privatização"
Notícias ao Minuto

18:51 - 05/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Sérgio Monteiro

Os dois candidatos à privatização da TAP entregaram esta sexta-feira as propostas melhoradas. O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirmou a receção, mas indica que o Governo ainda não teve hipótese de avaliar as propostas.

"A intenção do Governo é que termine com uma decisão de privatizar ou não privatizar [a TAP] o mais depressa possível", afirmou Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e a secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, falaram hoje aos jornalistas no Ministério da Economia, em Lisboa, reiterando a informação que já tinha sido divulgada pela Parpública.

A Parpública confirmou hoje que recebeu duas propostas relativas à venda de 61% do capital da TAP SGPS, dentro do prazo definido pelo Governo, para a fase de negociações: uma da Gateway, de David Neeleman, e outra da SAGEF, de Germán Eframovich.

"Não temos informação ainda [sobre os valores]. Agora compete à Parpública fazer os relatórios sobre as propostas", afirmou Isabel Castelo Branco.

Já o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse que "há uma comissão independente que tem acompanhado o processo e que irá elaborar os relatórios que serão entregues ao Tribunal de Contas e à CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários]", acrescentando que, se houver alterações estratégicas significativas, a TAP também terá de se pronunciar.

Sérgio Monteiro referiu também que esta matéria pode ser decidida no próximo Conselho de Ministros, mas salvaguardou que isso está dependente da entrega dos relatórios.

"Temos competitividade para a privatização da TAP porque continuamos com duas propostas melhoradas, o que mostra que a companhia aérea tem valor estratégico", afirmou o governante.

Ainda sobre as duas propostas melhoradas, Sérgio Monteiro frisa que a TAP se encontra numa posição melhor em comparação à de 2012. “Quer na primeira fase do processo quer no fim temos competitividade. É diferente de 2012, que só tivemos uma proposta. Isso quer dizer que a empresa tem valor económico, estratégico, tal como o Governo sempre disse", acrescenta.

"Estas matérias têm de ser ponderadas. Nós procuraremos que a análise seja rápida, mas não podemos garantir que o calendário possa ser mantido", frisa.

Caso o processo de "privatização não tenha sucesso temos de passar um processo de reestruturação mais profundo. Não o desejamos e não o queremos. Queremos que a privatização tenha sucesso. A empresa tem de se tornar mais competitiva", remata.

[Notícia atualizada às 18h57]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório