Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Lisboa, a quarta cidade com maior aumento de turistas

Lisboa foi a quarta cidade europeia que cresceu mais rapidamente em termos de visitantes internacionais desde 2009, atrás de Istambul, Hamburgo e Copenhaga, segundo o Índice MasterCard de Destinos Globais divulgado hoje em Londres.

Lisboa, a quarta cidade com maior aumento de turistas
Notícias ao Minuto

13:10 - 03/06/15 por Lusa

Economia Estudo

De acordo com os dados hoje apresentados, a capital portuguesa vai receber 3,56 milhões de visitantes estrangeiros, seja em turismo ou negócios, em 2015, o que representa um acréscimo de 42% face aos 2,5 milhões de visitantes estrangeiros em 2011 e uma taxa de crescimento anual cumulativo de 8,3%.

O mesmo estudo calcula que, durante a sua visita a Lisboa, os 3,56 milhões de visitantes estrangeiros vão gastar no conjunto 1,8 mil milhões de dólares (1,62 mil milhões de euros) este ano.

No topo do índice manteve-se Londres, que este ano deverá acolher 18,82 milhões de visitantes internacionais, que se espera que gastem 20,2 mil milhões de dólares (18,6 mil milhões de euros) durante a estadia, uma média de 1.000 dólares (900 euros) por pessoa.

O bom desempenho da capital britânica, 'campeã' cinco vezes nos últimos sete anos, deve-se em grande parte ao investimento em tecnologia de pagamentos por cartão e sem contacto [contactless], seja nos transportes públicos ou no comércio, garantiram responsáveis.

"Londres é líder mundial por tornar a visita à cidade simples, segura e inteligente para as pessoas que visitam em turismo ou lazer", disse Mark Barnett, presidente para o mercado britânico e irlandês da MasterCard, empresa financeira norte-americana de pagamentos por cartão concorrente da Visa.

Apesar de o estudo se focar nas zonas urbanas, a presidente da MasterCard para os mercados Internacionais, Ann Cairns, garante que o resto do país beneficia desta afluência pois as grandes cidades acabam por tornar-se "portas de entrada" para o território nacional.

Afirmou também que o estudo permite depreender que os visitantes estrangeiros "estão cada vez menos interessados em comprar coisas e mais em ter experiências".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório