Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Taxa sobre sacos já levou a despedimentos

As encomendas de sacos mais grossos, isentos de taxas e reutilizáveis, são feitas em menor escala, mas quantidade de plástico no lixo até aumentou 3% nos últimos três meses em relação ao mesmo período do ano anterior, disse o diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

Taxa sobre sacos já levou a despedimentos
Notícias ao Minuto

07:44 - 31/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Plástico

Em consequência da taxa sobre os sacos de plástico decretada pelo Governo há pouco mais de três meses, muitos fabricantes sofreram uma grande quebra na produção que os obrigou a dispensar trabalhadores.

Na Plasgal, uma dos maiores fabricantes portugueses de embalagens, "a quebra na produção foi de 90% e, a nível de faturação, em três meses, foi superior a 30%", disse ao Jornal de Notícias o diretor-geral, Paulo Almeida.

"Os sacos finos representavam 60% da nossa produção, agora são 6% e é tudo para exportar. Mas até isso tem sido difícil", refere, admitindo que a empresa deixou de renovar contratos. "Em três meses, foram embora 15 das 115 pessoas que laboravam".

Como "os sacos do lixo não competem pela qualidade mas pelo preço", Borges do Amaral, diretor-geral da Topack, uma das empresas do maior grupo nacional de plásticos, queixa-se ainda da concorrência dos produtos asiáticos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório